ESTERILIZAÇÃO DO MEU ANIMAL

Resolvemos escrever sobre este tema de forma a esclarecer dúvidas e mitos acerca da castração.
Afinal em que consiste?
A esterilização é um procedimento cirúrgico em que se remove o útero e os ovários na cadela ou gata, ou no caso dos machos dos testículos, ficando apenas as bolsas escrotais. É efectuada com anestesia geral e no pós-operatório é-lhes dado analgésicos, de forma a que o animal não tenha dores. Passadas 24 horas, poderão ter apenas algum desconforto pelo penso.
Quais as vantagens?
Nas fêmeas, se efectuada antes do primeiro cio (por volta dos 5 meses), terão muito menos probabilidade de desenvolver tumores mamários. Esta probabilidade aumenta um pouco a seguir ao segundo cio, e a partir do terceiro cio já não parece ter influência. Convém lembrar, que o uso de pílulas é extremamente contra-indicado, elas condicionam em grande número, o aparecimento de tumores mamários malignos e infecções uterinas graves, que poderão conduzir à morte. Outra vantagem é evitar a superpopulação de animais, muitas vezes abandonados à sua sorte ou mortos logo à nascença. A castração atempada evita por vezes partos complicados, muitas vezes com recurso a cesariana. Além disso, no caso das gatas e gatos poderão contrair sida e leucemia felina durante a cópula. E os cães poderão contrair TVT (tumor venéreo transmissível). Nos machos diminuem as lutas e as consequentes idas ao veterinário. Já para não falar da marcação com urina do gato por toda a casa, ou dos miados incessantes de uma gatita com o cio. E as fugas de casa para encontrar namorada/o? Muitas vezes, acabam por perder a orientação para voltar a casa, ou são atropelados! Pense bem!
Será que um animal esterilizado se torna um animal diferente?
A personalidade não muda, continuará a ser o mesmo bicho, brincalhão ou o sonecas de sempre. Em animais jovens, poderá diminuir o comportamento agressivo (essencialmente nos machos). É verdade que poderão ter mais tendência a engordar, afinal as buscas incessantes de namorado, também emagrecem! Contudo, com a quantidade de alimento correcta e um pouco de exercício, não haverá problema.
Gatos castrados têm mais probabilidade de desenvolver obstrução urinária que gatos não castrados, por isso aconselhamos para gatos castrados, ração especial.
Será muito caro?
A esterilização comporta um custo único que é diminuto quando considerados os seus benefícios. É um pequeno preço a pagar pela saúde do seu animal e pela prevenção do nascimento de mais animais que ninguém quer e não vão ter um lar.
Esterilizar cães e gatos é anti-natural? Devemos deixar a Natureza seguir o seu curso?
Não seria também anti-natural comerem ração, irem ao veterinário, tomarem banho, dormirem dentro de casa? Os animais de estimação são criados por seres humanos para serem seus companheiros. Foi a nossa interferência na natureza que criou esta superpopulação de animais. Nós domesticámos esses seres indefesos e somos responsáveis pela morte de milhões deles anualmente. Isto sim, é anti-natural! Esterilizar é uma solução humanitária para o problema que nós mesmos criámos.

PENSE NESTA IMAGEM:






0 comentários: