O que é a Sarna?

A sarna é uma doença parasitária, causada por ácaros microscópicos,sendo altamente contagiosa e pruriginosa.Existem diferentes tipos de ácaros que causam sarna,variando consoante o tipo, a localização e o tipo de lesões.A transmissão é feita normalmente pelo contacto directo entre animais, ocorrendo com muita facilidade devido ao comportamento social dos animais.
Sarna sarcótica:Localiza-se essencialmente nas zonas com menos pêlo dos cães:bordos das orelhas,cotovelos, abdómen,axilas,joelhos.Os ácaros escavam galerias na pele e aí se multiplicam.Aparecem pequenos nódulos e pústulas na pele, sendo frequente a descamação e espessamento desta. A contaminação bacteriana é muito comum.É das sarnas mais pruriginosas,que se traduz num coçar constante e auto-traumatismo.Infelizmente é transmíssivel ao Homem manifestando-se como erupções cutâneas,também muito pruriginosas.



Sarna demodécica :Pode aparecer em qualquer idade e surge normalmente quando há quebras no sistema imunitário(infecções,mau estado geral,gravidez,lactação, animais muito jovens...). O ácaro destrói os folículos pilosos, levando a queda de pêlos, espessamento e inflamação da pele. Existe a demodicose localizada,em particular nas extremidades e face( em volta dos olhos e boca) e demodicose generalizada,afectando todo o corpo,podendo conduzir á morte por infecções concomitantes.


Sarna por otodectes : Tem dimensões superiores aos outros ácaros e localiza-se nas orelhas dos gatos e cães.É muito contagioso entre eles.Observa-se inflamação da pele, e uma secreção acastanhada, mal cheirosa com grande produção de cerume.Os ácaros alimentam-se de sangue e das secreções resultantes da inflamação. Em casos extremos pode ocorrer hematomas pelo constante sacudir e coçar das orelhas.

O que deve fazer nos primeiros sintomas? Dirigir-se a um veterinário para ser instaurado um tratamento atempado.Este varia em função do tipo de sarna, da resposta apresentada e do estado geral do animal.Se o seu animal padece de sarna é aconselhável evitar o contacto directo com outros animais (e no caso de sarna sarcótica deverá ser cuidadoso, pois é transmíssivel ao Homem ),de forma a evitar possíveis contágios.

2 comentários:

Aurilene Érica disse...

Ola tenho um cachorro labrador ele esta com 6 meses eu dei a primeira vacina dia 17/11/2013 e hoje dia 27/04/2014 dei a segunda mais meu cão não para de vomitar o que ele pode ter ele pode morrer.me ajude por favor.

Miriam disse...

Meu nome é miriam moretti tenho o boby d 5 meses..meu peludinho ta doent muito ta enternado a 5 dias..sei q ele vai sair dessa tenho fé em Deus...oren por ele se puder...meus filhos tao muito triste...mais em Deus ele vai sair dessa...