LEISHMANIOSE CANINA



Esta é uma doença endémica no nosso país havendo cada vez mais casos diagnosticados.
É uma doença sistémica produzida por um protozoário do género leishmania, que é transmitido graças a um mosquito de nome phlebotomum. Este mosquito é muito pequeno, atravessando facilmente as redes mosquiteiras.

Ciclo da doença :

Apenas a fêmea do mosquito pica o cão infectado e ingere formas amastigotas . Já no interior do mosquito transformam-se em promastigotas, ocorrendo multiplicação.
O mosquito pica outro cão, ou hospedeiro vertebrado, passando-lhe as promastigotas.Transformam-se e multiplica-se novamente em amastigotas em magrófagos, invadindo orgãos hematopoiéticos como a medula óssea, ganglios linfáticos e baço. Migram para a pele, figado, rim, aparelho digestivo, coração, articulações (etc.) , causando muitos problemas devido aos 2 tipos de lesões que a leishmania produz:
Reacção inflamatória granulomatosa não supurativa
Deposição de imunocomplexos , que se traduz numa estimulação antigénica crónica



Sinais clínicos:

Esta é uma doença crónica, progressiva, que sem tratamento é fatal.
Os sinais podem ser muito variáveis, sendo os mais comuns :
  • Anorexia
  • Aumento dos gânglios linfáticos
  • Seborreia seca
  • Vómitos
  • Insuficiência renal
  • Conjuntivite
  • Hemorragia nasal
  • Lesões cutâneas não pruriticas e não dolorosas
  • Emagrecimento



Diagnóstico:
Citológico (de medula óssea, ganglios linfáticos)
Serologia (avalia a presença de anticorpos contra a Leishmania)
PCR (detecção do Dna, o mais específico e sensível)

Tratamento:

Esta é uma doença crónica e com possibilidade de recaídas. A resposta ao tratamento é variável. Existem diferentes protocolos de tratamento, contudo qualquer um pode se tornar dispendioso.
Qualquer animal positivo em que o dono não queira tratar, é obrigatório a eutanásia, isto porque é sempre uma fonte de contágio para outros.

Prevenção:

Não existem meios 100% eficazes.
Pode contudo usar Advantix pipetas ou coleira scalibor, como repelente de insectos e colocar redes mosquiteiras impreganadas com insecticida.



DIROFILARIOSE,NOVA PREVENÇÃO !



CAROS CLIENTES, JÁ TEMOS DISPONÍVEL NA NOSSA CLÍNICA UMA NOVA FORMA DE PREVENIR A TERRÍVEL DOENÇA CAUSADA PELO VERME CARDÍACO. BASTA UMA INJECÇÃO ANUAL, EM VEZ DOS COMPRIMIDOS MENSAIS.ALÉM DE SER MAIS CÓMODO PARA SI,TORNA-SE TAMBÉM MAIS ECONÓMICO. INFORME-SE CONNOSCO.