INSOLAÇÃO EM CÃES



Com os dias tão quentes convém alertar para um problema grave e muitas vezes fatal,a insolação.
Lembramos os muitos cães que no nosso país, irresponsavelmente, estão debaixo de um latão, acorrentados, sem a possibilidade de sombra alguma. Dias tão quentes como os últimos podem ser fatais.
Se tem o seu cão no exterior, arranje uma sombra e um local fresco para a sua mascote.Tenha sempre água à disposição. Lembre-se que o seu cão, só por ser animal, não é mais resistente que o Homem. Conseguiria estar confinado num espaço sem sombra, horas a fio, debaixo de mais de 36ºC ?
Se tiver que deixar o seu cão no carro, procure um local fresco e com sombra. Os 5 cm de janela aberta não chegam.
A transpiração é a forma que usamos para baixar a temperatura do nosso corpo, no cão é diferente. Quando vê um cão a arfar, não quer dizer que esteja cansado, ele está a libertar calor, e desta forma a impedir que a sua temperatura suba drasticamente. Se o deixar num ambiente fechado e quente, o seu cão começa a respirar fortemente para compensar a temperatura quente e o pouco oxigénio. Esgota muito rapidamente o volume de ar disponível,começando a respirar ar já expirado,rico em dióxido de carbono e pobre em oxigénio. Deixa de ser capaz de auto-regular a sua temperatura, que pode chegar facilmente aos 41ºC. Começa a ficar atordoado,saliva bastante, respira cada vez mais rápido, começa mesmo com tremores ou convulsões. O seu organismo está em choque e a morte a um passo.

O que fazer perante estes sinais ?
  • Retire o cão do local quente.
  • Molhe o animal com água morna progressivamente arrefecida, ou com água fresca, num local bem ventilado,até normalizar a temperatura.
  • De seguida, dirija-se ao veterinário para ser avaliado.
A melhor arma, mais uma vez , é a PREVENÇÃO !

Cães com problemas cardíacos ou respiratórios, cães obesos, ou de raças braquicéfalas ( como o Boxer , o Pequinês e o Bulldog) são mais predispostos.
Também os cães grandes ,fechados num carro, mais facilmente saturam o ar disponível.


Qualquer dúvida, não existe em contactar-nos.

4 comentários:

Hilda disse...

Moro em Belém/PA, possuo um pastor alemão de 04 anos, muito querido da família, mas estou de mudança para outra cidade, e necessito de uma caixa transportadora (vamos via aerea), caso alguém possua, entrar em contato através do blog.
Hilda

Hilda disse...

Necessito de Caixa p/ transporte de cão pastor alemão contato
através do e-mail hc_rego@ig.com.br

Hilda disse...

Necessito de Caixa p/ transporte de cão pastor alemão contato
através do e-mail hc_rego@ig.com.br

Hilda disse...

Necessito de Caixa p/ transporte de cão pastor alemão contato
através do e-mail hc_rego@ig.com.br